A definição do preço de um produto depende basicamente do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor referente aos gastos fixos e variáveis da sua empresa, sendo eles:
Custos: todo gasto referente à fabricação de um produto – matéria-prima, mão de obra, pagamento dos fornecedores, amortização e outros gastos necessários para a produção.
Despesas: todo gasto relacionado à estrutura administrativa e comercial de uma empresa e também aos investimentos – aluguel, energia elétrica, limpeza, segurança, água, entre outros.
Atenção: é importante lembrar dos gastos variados, como transporte para entrega de mercadorias ou a comissão dos vendedores, afinal, eles fazem muita diferença no cálculo final.
Além disso, outro aspecto para se levar em consideração na hora de calcular o preço de venda é a carga tributária. Ou seja, o sistema tributário em que a empresa está enquadrada e os tributos incidentes sobre o preço de venda bruto do produto, como o ICMS e IPI, assim como os impostos que incidem sobre a compra dos seus produtos, como a substituição tributária ou o diferencial de alíquotas.
Como definir a margem de lucro?
Após calcular todos os gastos é possível incluir a margem de lucro que você pretende obter. Ela deve ser calculada com base no valor que o mercado utiliza e em quanto é necessário para obter a taxa de crescimento esperada. É bom lembrar que a lucratividade precisa ser justa, para que seu produto tenha competitividade no mercado.
Diferença entre preço e valor
Apesar de serem muito usadas com o mesmo significado, essas duas palavras têm sentidos bem diferentes no mundo das negociações. O preço é o valor monetário definido para determinado produto. O valor, por sua vez, só vai existir quando o produto oferecer algum benefício para o cliente.
Isso significa que o valor não é algo próprio do produto, e sim, um atributo concedido a ele pelo comprador. É por esse motivo que as pessoas pagam valores diferenciados para produtos substancialmente semelhantes.
Quando esse valor é percebido, é muito mais fácil convencer o cliente que a aquisição foi uma boa decisão, independentemente do preço – que acaba ficando em segundo plano.